Santander recebe minuta de reivindicações e bancários intensificam mobilização
Minuta construída coletivamente pelos representantes dos trabalhadores e aprovada no Encontro Nacional dos Funcionários foi protocolada na sede do Santander. Alagoas esteve representada pelo diretor José Aragão, membro da COE
CLIQUE E CONHEÇA A MINIUTA DO SANTANDER
A Campanha Nacional dos Bancários 2026 ganhou mais um capítulo importante na última segunda-feira (22), quando representantes dos funcionários do Santander entregaram ao banco a minuta de reivindicações construída coletivamente pelos membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander e posteriormente aprovada pelos delegados e delegadas durante o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Santander, realizado em São Paulo.
O documento é resultado de um amplo processo de debates e construção coletiva entre representantes dos trabalhadores de diversas regiões do país. Entre as principais reivindicações estão o combate às demissões, a preservação dos empregos, o enfrentamento da terceirização, melhores condições de trabalho e medidas efetivas para proteger a saúde física e mental dos bancários.
Alagoas teve participação ativa nesse processo por meio do diretor José Aragão, que integra a COE Santander e representou a Fetrafi-NE durante os debates, a aprovação da pauta e a entrega oficial da minuta ao banco.
A pauta chega à mesa de negociação em um momento de grande insatisfação da categoria. Embora o Santander continue registrando lucros bilionários, os trabalhadores enfrentam uma realidade marcada pela redução de postos de trabalho, aumento da sobrecarga, cobrança excessiva por metas e crescimento dos casos de adoecimento físico e mental.
Para José Aragão, a construção coletiva da minuta demonstra a unidade dos trabalhadores na defesa dos seus direitos. "Esta pauta não pertence a uma pessoa ou a uma região. Ela foi construída coletivamente pelos representantes dos trabalhadores de todo o país e traduz aquilo que os bancários vivem diariamente dentro do Santander. O banco precisa entender que lucro não pode ser construído à custa de demissões, terceirização e adoecimento. Nossa luta será por valorização, respeito, melhores condições de trabalho e preservação dos direitos conquistados pela categoria. Agora é hora de fortalecer a mobilização para avançarmos nas negociações", afirmou Aragão.
A entrega formal da minuta marca o início das negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2026 no Santander. A expectativa dos trabalhadores é que o banco apresente respostas concretas para demandas históricas da categoria e demonstre, na prática, o respeito que tanto divulga em suas campanhas institucionais.
A organização da categoria e a participação dos bancários serão fundamentais neste período. A batalha já começou e, mais uma vez, a unidade dos trabalhadores será a principal ferramenta para conquistar avanços e defender direitos.

